Descrição
Álcool 70% Montenegro – 1lt
Álcool 70% Montenegro Antisséptico e Higienizador 01 Litro Caixa com 12 Unidades
Recomendações de uso:
– Antes do uso, leia as recomendações do rótulo;
– Limpeza em geral;
– Indicado para limpezas primárias;
– Utilize com um pano limpo, seco ou levemente úmido;
– Aplique na superfície desejada como pisos, azulejos, fórmicas, vidros, etc;
– Certifique-se sempre que a superfície não seja sensível ao etanol;
O que é o álcool líquido 70?
O álcool líquido 70° possui 99,8% de eficácia na destruição de bactérias e vírus, desde que atue por ao menos 10 minutos na superfície de interesse. Por esse motivo, é um dos produtos recomendado pela Anvisa para o uso em hospitais, centros cirúrgicos, clínicas médicas e odontológicas. Ademais, também em farmácias e estabelecimentos, ambientes com aglomerações, como estações rodoviárias, repartições públicas, bancos e escolas — o que prova a eficácia do produto.
Sobretudo, o álcool líquido 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada). Ou seja: é uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa. O Grau GL (°GL), por sua vez, é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.
Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou 77 °GL (77% v/v).
Especificações:
A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Assim, a solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70 ºINPM) ou 77% v/v (77 ºGL) onde “p” é o peso e “v”, o volume. Nessa concentração, o álcool desidrata a parede celular do micro-organismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas. Todavia, este fato não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.
Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na antissepsia da pele. Desta forma, o efeito antimicrobiano do álcool, que se dá pela desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, destrói, por exemplo, a membrana do Mycobacterium tuberculosis e do HSV (vírus da herpes simples). A ação antimicrobiana do álcool é efetiva na presença de matéria orgânica que, quando aderida à superfície do material a ser desinfectado, funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos.[1]
As soluções de álcool são, portanto, germicidas e sua ação é imediata, com praticamente nenhuma ação residual. Quando associado ao iodo (0,5 a 1,0% de iodo livre) na formulação do álcool iodado, o álcool pode apresentar um maior efeito residual e bactericida, mas essas soluções tornam-se irritantes para a pele. Com a associação de glicerina a 2%, pode-se evitar o ressecamento da pele e a rápida evaporação do álcool.
Vantagens:
Pode-se citar como vantagens da desinfecção com o álcool 70% os seguintes aspectos:
- bactericida de ação rápida;
- ação na presença do Mycobacterium tuberculosis e virucida (somente para vírus lipofílicos);
- irritante leve;
- baixo custo;
- não-tóxico;
- incolor e não deixa resíduos.
Álcool 70% Montenegro – 1lt